quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

2017 está a chegar

Mesmo sentindo pouco interesse na comemoração do Ano-Novo, não sou alheia a uma vaga expectativa de que alguma melhoria avance neste 2017 para beneficio de todos em geral. Ultimamente temos sido informados de tantas desgraças acontecidas, que não raro nos perguntamos: - mas para onde caminha este mundo?! Claro que este mundo somos todos nós que habitamos na Terra. E é de vários pontos do globo que nos chegam tantas noticias trágicas e penosas. Mas nós não as queremos mais. Elas nos incomodam e por isso inventámos a palavra basta! Queremos que o mundo melhore, o mundo são as pessoas, e na nossa alienação afirmamos para nós próprios que sim, que vai melhorar, exactamente porque já basta de tantos males. E porque queremos ouvir, dizemos de viva voz: - os altos responsáveis pelos países maiores ou menores de todo o mundo, já aprenderam muito com os azares que sofreram e que ficaram para trás. E no limiar de 2017 ainda envolvidos pela ternura do espirito Natalício que torna os humanos mais bondosos, vão esforçar-se  por esconjurar as péssimas decisões, e caprichar a favor do correcto, do certo, do fraterno. E assim o Novo Ano será mesmo rotulado de Bom Ano! Estou a sonhar, um sonho lindo, não quero acordar...
Na verdade o facto de ser Bom Ano ou Mau Ano não é da responsabilidade do dito cujo.  É certo que por vezes o planeta se enfurece e mostra a sua força deixando rastos de destruição e morte, e aí o homem é ultrapassado e reduzido à sua pequenez perante a grandiosidade ilimitada do Universo. Mas são os homens, especialmente aqueles que comandam os destinos dos povos, os maiores destruidores. Ainda não criaram capacidade suficiente para se entenderem, e após teimas em que cada um quer fazer valer a sua vontade, vão para a guerra. Vão, não!   Mandam os mais novos, enquanto eles de farda limpa, ficam a consultar os mapas. E decretam todo o tipo de guerras e com elas o conhecido cortejo de sofrimento desolação e morte.
Naquelas guerras com metralha à vista vão ao ponto de a interromper só por um dia, no dia de Natal, e no dia seguinte recomeça o morticínio. Que estupidês! Perdoem mas não me ocorre outro significado. E outros modos de guerra são escolhidos actualmente, em que uma só pessoa geralmente um jovem, é suficiente para matar dezenas de incautos cidadãos, fazendo-se explodir em local pré escolhido, de preferência onde haja numero considerável de pessoas. E passadas horas os mandantes comunicam a dar conta da proeza que fizeram. Por enquanto isto acontece longe de nós, mas até quando?!
Que tristeza em que se vive actualmente sem amor a nada, nem a ninguém. E nós continuamos a gritar basta! Basta! Mas ninguém ouve ninguém.
E aquela guerra silenciosa que afecta as florestas, as águas dos ribeiros, os mares, os rios, as plantas, os animais da selva e as aves do céu, e até o ar que se respira?!
E a guerra do lucro?! Essa é também pavorosa porque corrói a vergonha e a honra.
Aos cristãos com fé, eu peço as vossas orações ao Ente Supremo para que ilumine a mente dos responsáveis pela vida dos povos. Para que não se limitem ao superficial das saudações habituais nesta época, que são lindas e agradáveis de ouvir, mas demasiado gastas de tão repetidas e ao comodismo de deixarem aos doze meses que compõem o ano o livre arbítrio de ser Bom ou Mau, ou a esperança de que o Novo Ano seja melhor, só porque a maioria o deseja.
Muito mais se torna necessário para que de 2017, possamos esperar que seja na verdade um Ano-Bom.


2 comentários:

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Passei para desejar à minha amiga umas Boas Festas e um Óptimo Ano de 2017 cheio de amor, paz e saúde.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Nouredini.'. Heide Oliveira disse...

Querida,
Somo as minhas esperanças e melhores votos por dias mais humanos, fraternos e pacificos. Como disse o ano fazemos nos, entãonos uniremos em desejos e vibrações para que façamos o melhor.
Aproveita e passa no Arroz, onde um cartão de Zito completa o post de numero 10.000. Um grande feito que vemos nosso amigo alcançar. Olha ai as boas novas chegando!!!