sábado, 11 de fevereiro de 2012

O Cante Alentejano

De vez em quando eu abro a minha caixa de recordações, e sempre encontro alguma coisa para aqui escrever. Muito nova mesmo, eu comecei a ouvir música em casa. Vivia no Rio de Janeiro uma senhora natural de Montemor-o-Velho (a minha terra) que ainda era parente do meu pai. Ela vivia na cidade maravilhosa com o marido, brasileiro de nascimento e um casal de filhos. Todos os anos vinham a Portugal fazer férias, gastavam esse tempo em Coimbra e Montemor. Nessa altura a viagem era de barco, e levava bastantes dias, mas havia a possibilidade de trazer mais bagagem do que actualmente acontece com o avião. Assim numa dessas vindas a Portugal ela trouxe uma vitróla e respectivos discos, com musicas brasileiras da época e não só. O meu pai comprou este conjunto, e entretanto foi adquirindo peródicamente outros discos, de musica de dança, musica clássica, etc. Assim, bem cedo eu passei a ouvir grandes orquestras estrangeiras, e a decorar os nomes dos compositores, e de artistas do belo canto, que ainda hoje são recordados.
E a ouvir também as musicas do Brasil e as de Portugal, da época, ainda ali ouvi o Fernando Farinha e a Herminia Silva. Isto durante uns anos. Mas um dia à noite o meu pai apareceu com um caixotezito na mão, uma prenda... Era um rádio! Foi uma alegria! Ainda existe, e em perfeito estado de conservação, só que mudou de estatuto, é objecto de decoração e estimação, na estante ao lado dos livros. Com o rádio veio a oportunidade de conhecer mais, mas eu atribuo àquela iniciação algo precoce no que respeita à musica, a partir da vitrola, a razão de ter ficado para sempre apreciadora.
Foi a partir do rádio, que mais tarde eu ouvi pela primeira vez o Cante Alentejano. Era um grupo de trabalhadores do Alentejo que se intitulava Ceifeiros de Cuba. Embora se tratásse dum côro, era diferente dos córos e órfeons que eu tinha ouvido,e fiquei fã ...
E o tempo foi passando, casei, fui viver para a zona de Lisboa,mais própriamente  para a Cova da Piedade. Esperava-me uma surprêsa: - num sábado há noite, ao serão, comecei a ouvir cantar, aquele coro diferente, a tal melodia alentejana... Aqueles sons vinham duma Taberna que se situava na "minha" rua. A Minhota, era o nome da Tasca.
Serão os Ceifeiros de Cuba? Pensei... Em breve saberia.
Tinha acontecido uma migração muito significativa de vários pontos do Alentejo para a periferia de Lisboa. As minhas vizinhas eram todas de Beja. Santas familias de quem só recordo atenções e carinho, e de quem tenho muitas saudades!
Os homens que cantavam eram alentejanos, alguns de facto tinham cantado naquele grupo, e noutros, porque o Cante é caracteristico de todo o Alentejo. Para matar saudades, todos os sábados à noite eles reuniam na Minhota para um copo, conversar, e cantar. E todos os sábados lá estava eu em casa com o ouvido à escuta, a deliciar-me...
Tudo isto vai muito distante, mas eu continuo a gostar do "Cante", e como tal não resisto à tentação
de colocar esta imagem completamente genuina, dum grupo alentejano na rua, de braços dados e cantando, exactamente como se fossem iniciar um dia de trabalho no campo.
O video tem outros grupos, outras cantigas, mas o mesmo género.

Está em estudo a candidatura do Cante, para património imaterial da humanidade.
Uma petição está aberta a assinaturas. Subentende-se que já assinei.


3 comentários:

A VIDA É UM ETERNO APRENDIZADO disse...

Olá!
É um grande prazer conhecer seu blog e poder ler o que escreves.
Acredito que quando escrevemos com prazer conquistamos amigos e fiéis amantes das palavras. Sabemos o quanto é difícil levar a nossa voz, as nossas angustias os nossos sonhos às pessoas. Mas o mais importante é saber que você e eu gostamos daquilo que fazemos.E acreditamos que o mundo pode se tornar bem melhor através de nossos escritos.
Grande abraço
Se cuida

Viviana disse...

Olá, Dilita

Gostei muito deste seu texto.

Também aprecio o Cante Alentejano.

Tenho, na aldeis, um vizinho alentejano que é poeta popular e faz questão de partilhar comigo os seus poemas.
Já publiquei alguns no meu blogue.

Amiga:

Agradeço de coração as palavras encorajadoras que deixou no meu blogue,
Graças ao bom Deus a Clara continua a melhorar e está previsto ir amanhã para casa.
Estamos muito contentes.

Desejo-lhe um bom Domingo

Um grande abraço
Viviana

Eloah disse...

Querida adoro estas lembranças que partilhas conosco! É sempre um prazer conhecer os costumes da tua terra.Aprecio música, principalmente a clássica.Faz parte do meu lazer diário.Também tenho este gosto por herdar do meu pai que adorava e colecionava discos.
Adorei ver e saber deste grupo tradicional alentejano e que tanto valorizas.
Seja feliz minha linda amiga.
Bjs Eloah