domingo, 4 de março de 2012

Distração prolongada....

Quase sem dar por isso chegou o sábado e reparei que já faz oito dias que chegámos ao Porto. Eu gosto do meu Portugal, poucos são os lugares que visitei onde não tenha encontrado belezas que não esqueço. Recordo a primeira vez que fui à Cidade Invícta; lembrava-me de ter ouvido algumas opiniões no sentido de que o Porto era feio, negro e triste, e nessa expectativa lá fui, ou melhor fomos, não em passeio mas mesmo assim ainda deu para ver um bocadinho da grande cidade, e do que vi gostei. Como viviamos em Braga, que na época sem vias rápidas nem boa estrada, ficava a sessenta kilómetros de distância,quase todos os meses ali nos deslocávamos por motivos relacionados com a profissão do meu marido. Iamos no fim do almoço, e passeavamos, porque só à noite depois do jantar tinham lugar os trabalhos. Descobrimos um restaurante do nosso agrado, o Antunes, que ainda hoje existe, e ficámos clientes. Lembro-me sempre que foi ali que passei a gostar de salada de agriões... e também não esqueço outro facto passado ali pertinho. Estavamos a chegar e à procura dum local para estacionar, quando reparámos num recanto mesmo a geito, aproveitámos, claro, e bemdissemos a sorte! Na vez seguinte seguimos no mesmo sentido, mas incrédulos diziamos "hoje não vamos ter sorte"... mas o recanto lá estava, livre, parecia estar à nossa espera...e assim sucedeu durante muito tempo, meses mesmo, até já lhe chamavamos nosso...
Até que um dia descançados da vida e ainda dentro do carro, reparámos que um grupo de trabalhadores que descançavam sentados numa obra ao lado, nos faziam sinais: deu para rir, porque não era a policia... na parede, quase encostado ao carro estava o sinal proibitivo de estacionar...
Ainda hoje me pergunto,como foi possivel nunca o termos visto ?

Para mim o Porto é uma cidade bonita, com as suas praças bem desenhadas, edificios em que a pedra ganhou formas pela mão de artistas famosos, as sacadas onde abunda o ferro forjado tipo renda de côr escura,as altas torres de pedra lavrada,as suas estátuas lembrando o passado e uns tantos portugueses ilustres,as muitas igrejas, a Sé Patriarcal,os jardins, o rio Douro, as pontes, a zona antiga muito caracteristica, sombría sim, mas única talvez. Depois a parte moderna, as largas avenidas e os altos edificios, não bonitos (no meu conceito) mas elegantes e cómodos. Emfim é sempre pouco, tudo quanto se diga sobre o Porto, é preciso ir até lá, e passear sem pressa. Um passeio de barco no Douro também não é de excluir. E já agora experimentar a sua gastronomia, e sentir a atenção do seu povo.

Para vos incentivar,vou aqui deixar umas fotografias.