sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Fui roubada!!!

Pois é assim mesmo! Fui mesmo roubada!!!! Porque não é só a quem assalta pessoas e habitações, ou tira artigos do supermercado, que podemos acusar de que praticou roubo. Eu vou contar: - como é habitual ao fim do dia, o meu marido enquanto aguarda pelo jantar, vai abrir o computador para ver o correio. Neste dia, que não interessa a exatidão da data, algo o surpreendeu. Entusiasmado chamou-me com insistência, para que eu visse o que um amigo lhe tinha mandado. Fui ver, e de que se tratava afinal ? Dum video sobre Montemor-o-Velho.
Eu não contive o meu espanto, mas pela inversa, pela negativa. E porquê? Porque o que ali estava na minha frente era um conjunto de dezasseis fotografias da minha autoria. Sim, da minha autoria, e que eu havia colocado no meu blogue alguns meses antes. Fotografias realizadas há cinquenta anos atrás, com uma máquina que ainda guardo por estima, e, facto curioso, o fotografo que as revelou é daqui da Figueira, e ainda está vivo.

( No ano passado deu-me para recordar, e abri os albuns que guardam recordações de Montemor, eu não tenho só estas fotos, tenho mais, mas decidi colocar apenas estas no meu blogue, acompanhadas dumas palavras algo elucidativas, pois todas elas representam um passado já distante.Recebi comentários e emails  sobretudo do Brasil, que me agradaram imenso, e depois naturalmente esqueci o assunto.)

Voltando ao caso,esta criatura nem se deu ao trabalho de alterar a sequência das fotos, foi rapinar do blogue e proceder à obra, como se aquilo fosse tudo dele. Passada a surpresa, decidi identificar esta pessoa que até colocou o seu nome no referido video. O nome  e também o pseudónimo. De posse do seu endereço, decidi escrever-lhe. Como na altura não me sentia bem de saúde, encarreguei a minha filha (que até é advogada mas que sabe muito destas coisas por trabalhar na área criativa e na internet e precisar de proteger o que faz) de o fazer. Ela informou-o de que estas utilizações carecem da autorização do proprietário da coisa, mas que eu não me importava desde que ele colocasse lá o meu nome, pois as fotos têm dona, sou eu ,a autora. Respondeu impante, como se tivesse feito um ação muito bonita, e ainda impôs condições, ficando à espera delas, para depois, então, pôr o nome...!É preciso ser-se muito medíocre, muito pouco gente, para falar assim.

Contudo as fotos são minhas, estão registadas, são património exclusivamente meu. Fui roubada, e sem direito a receber desculpas, esta é a verdade nua e crua."Porque quem não tem vergonha, todo o mundo é seu." ainda não tomei medidas, mas já sei como proceder e irei fazê-lo. Isto não é correcto.


Eis os links para algumas delas caso queiram espreitar:
http://www.rendadebirras.blogspot.pt/2011/08/montermor-o-velho-na-decada-de-50-7.html
http://www.rendadebirras.blogspot.pt/2011/08/montermor-o-velho-na-decada-de-50-3.html

14 comentários:

Eloah disse...

Ah! querida que coisa chata, mas o mundo esta repleto de pessoas sem ética, infelizmente.Mesmo sem direito a desculpas ,como dissestes,valeu teu desabafo e teu protesto e a atenção pelos direitos autorais, que cabe a cada um de nós em nossas publicações.
Forte abraço minha amiga.Bjs Eloah

Lilasesazuis disse...

Dilita, querida,

Você já está melhor? Passou a tristeza? Sim, tem tempos que nós ficamos assim desanimados, mas, passa.

Lendo sua postagem, fiquei indignada.

Como existem pessoas cara de pau e de má fé. Minha mãe diz que a gente não tem sossego.

Fui ver as fotos.

Que cidade tranquila, tudo muito bucólico.

Não entendo como essa pessoa teve coragem de não te dar os créditos. Como diz sua amiga acima, isso é falta de ética e vergonha.

(talvez te envie uma caixa esta semana, preciso ir para os lados do correio e levarei sua caixinha...hehehe)

Tenha uma ótima semana,

beijinhos,

Lígia e família :)

Viviana disse...

Querida Dilita

Olá, amiga

Tem toda a razão de estar indignada.

A pessoa em questão podia ter deixado um comentário pedindo autorização sua para publicar...

Há formas certas de fazer as coisas.

Um grande abraço
Viviana

Anónimo disse...

Assim é Dilita. Agora é bonito ser-se malcriado. Não respeitar nada nem ninguém. Andam anos e anos a estudar, às vezes só a passear os livros, mas sempre aprendem qualquer coisa. Mas o que não aprender é a Ética..... Nem a serem decentes na sociedade.
Não se importe Dilita, não ligue a gente dessa, não o conheço, mas pelo facto em questão esse gajo é mais um lixo com prosápia de cachôpo.

Sou de Montemor, não digo mais.....
Abraço.

REINVENTANDO disse...

Mas é o que mais está acontecendo atualmente, é horrível você fazer um trabalho e vem outra pessoa colocar como fosse ela. Parabéns pelo seu blog, achei seus conteúdos bastantes interessantes. Abraços.Sandra

REINVENTANDO disse...

Já ia me esquecendo, estou te seguindo. Sandra

dilita disse...

Minhas queridas amigas, aceitem as minhas desculpas por este silêncio.
E agora vou falar convosco:-

dilita disse...

Querida Eloah

Grata pelo abraço e palavras acerca do facto que me aborreceu.
É como diz,falta de ética, e falta de outros predicados também.
Beijinho, e de novo obrigada.

dilita disse...

Olá amiguinha Ligia

Há parasitas em todo o lado. Na blogosfera também estão. Este é um deles. Eu ainda tive a cordialidade de lhe escrever. Se soubesse não o tinha feito, tinha agido sem o avisar.
Beijinho, abraços à D.Aparecida e D.Leila.

dilita disse...

Olá Viviana amiga.

Obrigada!

"Ele" até me podia ter telefonado, sabe quem sou, embora não me
conheça.
Está na moda (só para alguns, felismente) passar por cima dos direitos dos outros. Mas tem remédio...
Beijinhos amiga e obrigada.

dilita disse...

Caro anónimo,de Montemor

Obrigada pelas palavras que me deixou.
"Quem não tem não pode dar" diz o povo, e este tipo mostrou que não tem nem um pouco de respeito pelos outros para dar.

Lamento que não tenha assinado o seu comentário, mas compreendo.
Cumprimentos

dilita disse...

Olá Sandra!

Seja benvinda pela vez primeira!
Agradeço as suas palavras, e fiquei muito contente ao saber que é minha seguidora; e também por dizer que gosta do que escrevo.
Volte sempre, eu também a sigo.
Beijinho.

Rosangela disse...

Que alegria receber sua visita e ler seu comentário.
Obrigada.
Lindo domingo.
Beijo.

REINVENTANDO disse...

Passando para saber como está e te desejar uma ótima quinta!!
Gostei da sua retribuição visitando meu blog e com palavras sempre carinhosas. Abraços.Sandra