domingo, 24 de fevereiro de 2013

Gostar de coisas bonitas

 Já tenho ouvido alguns reparos assim em geito de brincadeira, por causa dos meus gostos em relação às artes. O meu marido até me diz que eu tenho gostos aristocráticos... Tudo isto na risada, claro, mas se calhar não está totalmente afastado da verdade, porque de facto eu aprecio tudo o que é arte. Sou capaz de passar um dia inteiro num Museu nas salas onde "vive" a pintura. Quando ouço alguém censurar o nosso Rei D. João V, eu fico caladinha, não o posso recriminar, porque estou do lado dele. Desde o mobiliário, as   pratas, as esculturas, tantas maravilhas que ficaram ligadas ao seu reinado, isso tudo me fascina. Um dia visitamos (eu e o meu marido) o Convento de Mafra, que riqueza de arte, e só me refiro à Igreja, porque falar do recheio das salas que seriam habitação de férias para os Monarcas, fica para outra altura.
Também se ouvem criticas a esta obra enorme, o próprio Saramago o fez até em pormenor, mas, "o pensamento é livre como o vento," assim escreveu o poeta Manuel Alegre, e como tal, eu tenho opinião positiva em relação ao Rei vaidoso,  e afirmo que a arte é património, e saúdo com um bem haja quem a faz, e quem a manda fazer, para que fique para a posteridade.
Ai, mas onde esta conversa já vai... Eu vinha para falar só um pouquinho de Verdi, um compositor que nos deixou Óperas lindas, a sua música é duma doçura infinita, mas agora já não escrevo mais, prefiro pedir que vejam este pequeno filme, onde quanto a mim tudo ali é beleza.

(antes tenho de confessar que o belo-canto é outra das artes que me fascina.

Quanto ao filme foi-me enviado por uma amiga, a D. Zinha, também ela "navegadora" no campo das artes.)

6 comentários:

Tétisq disse...

Não sei se tenho 'gostos aristocráticos' mas a verdade é que subscrevo tudo o que diz!
E, saúdo quem faz a arte e quem cuida do património que representa...infelizmente o poder politico não tem capacidade de observar todo o seu potencial económico...

Rosangela disse...

Obrigada querida, por este presente magnífico.
Ótima semana.
Fique com DEUS.
Beijo.

dilita disse...

Olá Tetisq!

Grata pela visita, e fico contente por sermos duas a apreciar a beleza da arte.
Bom fim de semana.

dilita disse...

Rosangela querida!

Bemvinda ao meu cantinho.
Obrigada pela sua expressão.
Bom fim de semana.
Beijinho.

Lilasesazuis disse...

Ai, Dilita, kkkkk,

Sou como você, também tenho gosto aristocrático e orgulho da história do meu Brasil...hehehe....

Fico muito triste ao constatar que infelizmente os governantes aqui do Brasil não incentivam muito a cultura. muitas coisas se perdem por falta de ordem, respeito, falcatruas, descaso!!

Amo Verdi...Deixei o som ligado!! Que lindo, lindo!!!

Beijinhos, amiga de bom gosto!!!

Lígia e família

dilita disse...

Olá Ligia querida!

Já tinha saudades da sua presença no meu cantinho...
Aqui em Portugal há arte a morrer, por não haver dinheiro para o restauro. O que é triste, porque actualmente não se erguem já de raíz esses monumentos.

A musica de Verdi, é celestial, as suas óperas são um encanto.
Obrigada, beijinho.