sexta-feira, 29 de março de 2013

Os Homens do Blusão Vermelho

A manhã começou chuvosa, mas algum tempo depois a chuva diminuiu de intensidade deixando ver as nuvens de tom cinza, antecipando as branquinhas e até o sol, muito anémico é certo e meio escondido, mas lá deu um ar de sua graça, embora não tivésse vindo para ficar. Apressei-me no sentido de aproveitar aquele interregno, para ir à rua fazer as compras que tinham ficado adiadas da véspera. Por precaução achei que devia fechar a janela, e nesse sentido aproximei-me, e vi em baixo na rua uns homens de blusões e bonés vermelhos, que aproveitando a zona dos semáforos onde os carros tinham de parar, se dirigiam aos automobilistas. Logo percebi que se tratava dum peditório. Pensei que seriam bombeiros, pela indumentária vermelha, e tentei ler a inscrição que tinham nas costas. Não consegui, porque embora estivessem perto, a altitude a que eu estava era mais um ponto negativo, e a minha visão já há muito que deixou de ser excelente. Como sou persistente, fui buscar o meu binóculo, actualmente um objecto de estimação, que se não tiver oitenta anos, poucos lhes hão- de faltar para isso. Nem assim eu consegui satisfazer a curiosidade, só li Associação, e vi que traziam o cartão de identificação que baloiçava preso no bolso do peito. Comecei então a recriminar- me: - Mas para que estou eu aqui a perder tempo? Acaso são contas do meu rosário? Só estou a atrasar- me... E estava, de facto.
Mas eu pensava que eram bombeiros, e intimamente passei a censurar os automobilistas porque não davam nada. A maioria dos carros eram grandes, e eu dizia para mim; - ora estas pessoas não podiam contribuir ? Quem não dá muito, dá pouco, o que é preciso é que todos dêem... Mas só acenavam com a mão pela negativa. E eu continuava; - chamam-se os bombeiros para tudo, e nestas ocasiões não há memória...
Dei por terminado o meu monólogo, deixei a janela e saí de casa em direção ao supermercado, e entretanto esqueci este cenário. Demorei-me, e no regresso quem vem ter comigo de maço de bilhetes na mão? Um dos homens de blusão vermelho... Fiquei então a saber que não aceitavam donativos, tentavam a venda dos bilhetes para um sorteio "simpático" cujo produto pertence à Associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra, com vista à construção dum Centro de Dia com Cuidados Continuados para os Veteranos de Guerra e seus Familiares. Finalmente fiquei a saber que não eram bombeiros, mas para mim o caso não mudou muito, tratava-se duma Associação com carências... e a precisar de ajuda. O sr. fez questão de me apontar os prémios, pormenor que despenso, porque eu nunca espero que me calhe, mas não é por isso que não compro, desde que tenha dinheiro no bolso. Assim trouxe os bilhetes comigo e regressei a casa.
Guardei-os na escrevaninha em lugar visivel, porque a data do sorteio ainda vem longe. Inesperadamente surgiu-me um pensamento negativo; - isto será verdade? Ou será um bando que por aqui apareceu para enganar o próximo?... Eram vários homens, já não eram novos, e os bilhetes reuniam as informações habituais dum assunto que se diz sério, mas... mesmo assim, sei lá. E fiquei com "o mas" a moer- me a imaginação, ao ponto de me interrogar;- teriam sido iguais duvidas a razão do não, da maior parte dos automobilistas abordados? E eu teria sido enganada na minha boa fé? Fiquei sem resposta, mas com uma certeza.- Com a miséria de valores morais com que actualmente nos confrontamos, não devo censurar os cautelosos.

Mas talvez possa! Agora! Depois de ter ido pesquisar na Internett, e constatar toda a verdade e seriedade do assunto.
Afinal eu estava certa quando ajudei com o meu contributo. Tudo está bem, quando acaba bem.


2 comentários:

Lilasesazuis disse...

Dilita, amiga querida...

Só hoje que consegui chegar aqui...os blogs são muitos e eu estou tentando colocar as leituras em dia, porém não consigo ler e comentar mais do que 5 ou 6 por dia...

Querida, aqui nesta terra, temos aos montes todos os tipos de pedintes, nas portas, no telefone, nos faróis, nos estabelecimentos. Só nos shoppings que não conseguem entrar, pois a vigilância é insistente.

Eu não arrisco, não dou um centavo, senão o meu salário que não é muito, vai para o ralo...hehehe...

Eu desejo boa sorte no seu bilhete!! Os prêmios parecem ótimos!!

Adorei a ideia do binóculo...já esto precisando de um assim!

Aiiiiii, boa sorte!!!

Fica com Deus,

beijinhos e minha mãe sempre pergunta de você!!

Lígia e família

dilita disse...

Querida Amiguinha,
Eu li no seu blogue, a razão do seu silencio. E li também que aos poucos estava a responder às amigas.
Eu sei que são muitas, por isso fiquei a aguardar calmamente "na fila" porque sabia que a minha vez ia chegar.
Beijinhos para D. Aparecida, e Ligia