segunda-feira, 13 de abril de 2009

Os mêdos,noutros tempos...

Há muitos anos atrás no nosso Montemor, a maioria da população era dada à superstição,quase toda a gente tinha algo de sobrenatural para contar,que alguém tinha visto... Falavam mesmo na presença das creanças,que retinham esses "episódios",e depois os contavam ás suas amiguinhas,já com o mêdo instalado.Eu também me recordo de ouvir apontar os locais,onde apareciam "coisas"... um caixão a atravessar a rua principal da Vila pelas 10 horas da noite ( hora tardía) e a sumir- -se num boeiro grande que havia encostado à casa do fidalgo Sr.Fortunato: hoje tudo desaparecido,casa, boeiro e fidalgo. Outro local de mêdos ficava na beira da estrada que liga a Vila à Barca,já perto da velha ponte,numa propriedade com um poço de água e que pertencia ao mesmo fidalgo.Também a "baixeira do cano",frente à Quinta do Cano,a caminho do Areal,Moinho da Mata,era apontada como tal,e é aqui que começa a história... Mariana era costureira,costurava em casa das clientes;levava e trazia à cabeça a máquina com que costurava,e começava o dia bem cedinho acabando ao anoitecer.Neste dia tinha estado a trabalhar no Moinho da Mata e regressava a casa na Vila,com as primeiras estrelas a pontilharem o céu, acompanhada por uma vizinha que também ali se havia deslocado,e juntas encetaram caminho apressadas,já que à baixeira do cano ninguém queria passar de noite.Como era de esperar a conversa entre elas recaiu de imediato nos mêdos,que "aconteciam" naquele lugar (o cano) onde elas iam passar.Ambas acreditavam,e como tal tinham mêdo, e repetiam o que tinham ouvido, que aves pretas enormes, fenomenais, ali tinham aparecido,e mais coisas...Como a noite se aproximava,o filho da costureira ignorando que a mãe tinha companhia,resolveu ir ao seu encontro.Ao vê-la ao longe e acompanhada,pensou esconder-se atrás duma árvore e assustá-las;deixou-as passar, e ainda percebeu algo da conversa,o que o fez sorrir...Em passo leve acercou-se delas,e colocando as mãos em concha sobre a boca fêz um valente assôpro; ambas deram um grito,a Mariana deitou a mão à máquina,e em simultâneo agarraram-se, para logo se largarem e desatarem a correr,sem sequer olharem para trás.O rapaz já arrependido,bem se esforçava, párem,párem, esperem sou eu,esperem...Não esperaram nunca,só quando a estrada terminou e a Vila estava a seus pés, pararam exaustas,e a mêdo olharam para trás...Logo se sentiram fortes para o natural "ralhanço",mas foi entre desculpas e risos que caminharam para casa.Foi uma diabrura do filho,mas nunca a Mariana se livrou dos mêdos,e das histórias que ouvira desde a meninice e que sempre considerou reais.

1 comentário:

joão disse...

A Carreira que me levava ao Inferno

Jr 8:1-22; A trajectória de uma frecha está dirigida para o alvo que foi determinado pelo frecheiro.Eu antes de receber Jesus Cristo, como meu Rei, Senhor e Salvador, era conduzido por uma maneira de pensar, que não me levava ao céu.
Eu era triste, sem esperança, não conhecia, a vida e a carreira de Jesus Cristo, que morreu por mim, para me salvar das maldições que estavam sobre a Eva e o Adão, e sobre todos os seus descendentes, dos quais eu era um deles.
At 20:17-28; Mas quando me converti da minha errada maneira de pensar, e adoptei a maneira de pensar de Jesus Cristo, então a minha carreira, tornou-se semelhante à Dele, e prossigo para o mesmo alvo Dele, que é obedecer de forma perfeita, à palavra de Deus.
Rm 1:16; Agora eu estou ligado com o Espírito de Deus, Ele me revela o que devo dizer e fazer, porque quando erro, logo peço perdão, a Deus, e àqueles que ofendi.
Esforço-me por anunciar o evangelho de Jesus Cristo, que é o poder de Deus, para salvação de todo aquele que crê....
2 Tm 4:1-8, Sei que Jesus Cristo há-de julgar os vivos e os mortos, na Sua vinda e no Seu reino.
Também sei que os pecadores que não se convertem, não gostam de ouvir a palavra santa de Deus, porque são egoístas e não se preocupam com o sofrimento do seu semelhante, eles preferem ouvir falar de fantasias, e ilusões dos pecadores que são como eles.
Sei que um dia morrerei, ou serei transformado, portanto devo manter a fé da palavra de Deus, porque a fé dos homens, é só para esta vida, no planeta terra.
Ef 6:12; Eu amo a vinda de Jesus Cristo, portanto devo combater, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais, porque sei que Jesus Cristo, o justo juiz, me dará a coroa da justiça, baseada na justiça Dele, porque, é Ele que me justifica diante de Deus.
Hb 12:1,2; Portanto devo tomar a Jesus Cristo como meu exemplo, Ele viveu, venceu o mundo, e o diabo, porque sabia que se não morresse em nosso lugar, toda a humanidade ficaria separada de Deus, por toda a eternidade, sujeita ao diabo e a todos os espíritos imundos.
Nós os que deixámos o pecado, e as coisas que nos prendiam a uma forma de pensar errada, devemos correr com paciência a carreira que Deus determinou para cada um de nós, porque Jesus Cristo que nos deu a fé na Sua palavra, nos ajudará a continuar até ao fim usando essa mesma fé.
Caro leitor, receba Jesus Cristo, dizendo-Lhe que O recebe, e corra a sua carreira ao lado de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.