sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Maçonaria,a entrevista

Durante muito tempo não se ouviu a palavra Maçonaria. Pelo menos com o relevo que actualmente acontece. Mas continua a ser apontada como contendo algo de censurável. Há pouca informação acerca desta organização tão antiga, e à qual sempre estiveram ligados grandes vultos portugueses e não só. Eu recordo que há muitos anos atrás grande parte da população falava dos Maçónicos com medo, e nem sequer sabiam quem eram, nem tão pouco quais as suas regras e seus ideais. Mas actualmente ainda muitos portugueses os olham de soslaio,assim como a recear que dali venham todos os males.
Ontem fiz questão de assistir à grande entrevista na T.V.I., para ouvir o Dr. António Arnaut e o Dr. António Cordeiro ambos membros da Maçonaria, e respectivamente Grão Mestre num passado próximo. Gostei de ver a calma com que ambos queriam expor as suas convicções, e digo queriam, porque a entrevistadora deve ser anti-Maçon, e atirava as perguntas mas queria outras respostas. Duma entrevista eu sempre espero ficar a saber mais, porque duma forma geral o entrevistado é alguém que sabe mais do que eu, daí eu aguardar as respostas com muita atenção. Mas neste caso, repito, ela não queria aquelas verdades. Mas gostei de ouvir estes srs. Maçons no pouco que puderam dizer. Confesso que nada foi novo para mim, pois algumas das palavras que ouvi, recordo de as ter ouvido ainda na adolescência porque o meu pai também foi Maçon, ainda hoje guardo como recordação o documento correspondente à sua admissão. Sei portanto por experiência própria que a Maçonaria não corrompe o carácter, e não é uma seita de terror, muito pelo contrário,e estando nós em Democracia não entendo o porquê desta publicidade nefasta.

2 comentários:

Eloah disse...

Querida amiga, aqui no Brasil até hoje muitos olham para esta organização com olhos de desconfiança.Talvez pelos anos de mistério em volta dos seus objetivos.
Eu nunca fui muito ligada ao assunto apesar de ter muitos amigos maçons.No mais querida, tenhas um final de semana lindo, do jeito que planejares.Bjs Eloah

dilita disse...

Grata pela visita.
O lema desta Ordem é Liberdade,Igualdade,Fraternidade.
A soma destas tres "pedras" só poderá ser promissora.
No entanto persistem os receios...

Bejinhos,e boa semana.
Dilita