domingo, 7 de abril de 2013

As Festas

E as comemorações Pascais também já passaram, acabaram as festas de índole exclusivamente Cristã, e agora com os dias maiores e quentinhos (será que virão?) teem lugar festividades diferentes, mistas, pois se inserem na santidade homenagiando os Santos, mas também com arraiais, musica alegre e ruidosa, foguetes e comes e bebes... Acontecem por todo o país, mas na província do Minho que tem muitas povoações pequenas espalhadas por montes e vales, todas elas com a sua capelinha ou ermida, um observador mais atento verifica que Domingo após Domingo, uma a uma, todas estarão em festa venerando o respectivo orago da sua devoção. Eu vivi na cidade de Braga durante onze anos, e nos primeiros dois morei à entrada da cidade, quase na perifería; e do alto da minha casa, das janelas das traseiras, podia observar ao longe por entre o arvoredo que "ainda" era denso, pequenos grupos distantes entre si, de casas baixinhas. Eram alguns dos tais povoados. Quando a lua tomava o lugar do sol, e o fumo das lareiras se elevava no ar, distinguiam-se uns pontos de luz coada pelas pequenas vidraças, num cenário a rivalisar com um autentico presépio... E na altura própria também conseguia ouvir não de forma muito distinta, a musica onde entravam as concertinas, e os ferrinhos. Os foguetes, esses sim, eram perfeitamente audíveis; era a alegria da gente do norte, um predicado caracteristico e bem conhecido.
Depois há as grandes festas:- a da Senhora da Agonía em Viana do Castelo, um cartaz turistico de excelência, e a das Cruzes em Barcelos, rica também de beleza e tradição. Que Guimarães e mais Cidades Minhotas me perdôem a omissão, as suas Romarias são também valiosas e merecedoras, mas fica para a próxima.

Comecei a escrever para falar dos presentes que "ganhei" pela Páscoa, e enveredei pelas recordações do passado. Isto só acontece a quem é tagaréla; é o meu caso. E o pior é que se trata duma patologia crónica. "Mea Culpa"! - Nada há a fazer...

Sem comentários: