sexta-feira, 26 de abril de 2013

Recordações

Como já perceberam, estas travessas são de Louça das Caldas. Também elas marcam uma dáta, pois foram prenda do meu aniversário à muito tempo atrás.
Quando eu era jovem, fui pela primeira vez passear á Cidade das Caldas da Rainha. Foi num Domingo de Agosto, namorava com o meu marido à pouco tempo, e foi ele que sugeriu o passeio. Ele trabalhava em Lisboa, mas o patrão destacou-o para esta Cidade durante os tres meses de verão. A ideia agradou-me, e cedinho, numa manhã dum nevoeiro muito denso, lá fui eu acompanhada pela minha mãe e pela mãe dele, no combóio pela linha do oeste até á Cidade das Termas, e das Louças bonitas. Eu vivia a idade em que tudo é côr de rosa, e nada foi negativo. Gostei muito do parque que era enorme, povoado de estátuas arbustos e flores. Da mata (onde lanchámos) cheia de frescura do arvoredo e com uma fonte rústica no cimo. "Adorei" o Museu, que tem o nome de José Malhôa (grande pintor natural desta cidade) cheio de arte nos inumeros quadros a óleo, alguns enormes, magnificos, cuja beleza me cativou e eu contemplei sem pressa. Também as montras das lojas de louça me atrairam, se eu pudesse trazia tudo... mas para além dos preços que não eram convidativos, era Domingo, e por isso estava todo o comércio encerrado.
Regressámos ao fim da tarde, de novo no combóio, e eu  revia na memória todas as coisas bonitas que tinha visto e que já ficávam para trás.

Não trouxe nada, com pena minha; mas um dia mais tarde ao abrir um embrulho de papel forte, fui surpreendida com um presente, eram estas peças. Que alegria!

Há uns tempos ouvi dizer, e senti mágoa, que a Fábrica que produzia estas maravilhas ia fechar. Falava-se em diligências para impedir que se concretizasse tal maldade... não sei qual foi o desfecho.  

4 comentários:

Lilasesazuis disse...

Dilita, querida amiga, que belas recordações.

Meu Deus!!! Que peças adoráveis!! Uma preciosidade!!

Que bela pintura!!

Tenha uma ótima semana,

beijinhos,

Lígia, =^^=, mamys e Leila
ღ╮♥⊰✿⊱♥╰ღ╮♥⊰✿⊱♥╭ღ

dilita disse...

Ligia,amiguinha,

Obrigada pela visita.E pela apreciação das Louças das Caldas.

Tenho mais, hei-de fofografar.

Retribuo beijnhos de modo igual pelas tres amiguinhas.

Breve respondo ao email,que também agradeço.

Viviana disse...

Querida Dilita

Ah! Eu conheci logo!
Também tenho várias peças, bem lindas por sinal.

Gosto muito da cidade das Caldas. Tenho óptimas recordações de muitos, muitos passeios que fiz até lá.

A amiga não falou das "Cavacas!

As Cavacas das Caldas!

Quem é que lá vai e não traz um ou mais pacotes?

Achei o seu texto muito lindo. Gostei muito de ler.

Um grande abraço
Viviana

Olímpio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.