quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Ainda temos floresta em Portugal?

Caras amigas e amigos que ainda vêm até ao meu blogue...

Eu quero pedir que me desculpem, pois esta apatía em relação a escrever qualquer coisita, está a tomar conta de mim, duma forma constante. Isto desagrada-me, mas reagir não está actualmente "no programa".
Bem, mas hoje contrariando o ego, e mandando mais do que ele, estou a tentar escrever umas lérias, para espairecer...
Como é meu hábito, logo que chego à cosinha para tratar do pequeno almoço, ligo o rádio. Não tardou que ouvisse falar  nesta desgraça que tanto nos toca, a situação dos fogos que estão matando as nossas florestas, a vida selvagem, e os bombeiros. Também tenho visto na T.V. alguma coisa das reportagens feitas em pormenor, sobre esta calamidade.
Porém, fico sempre, e fiquei, a pensar sobre a forma como quem de direito, se exprime  assim de ânimo leve, acerca do fogo... Falam do fogo como sendo natural, quáse banal, assim uma coisa ciclica, normalissima, como se de uma colheita esperada se tratásse. Fázem comparações sobre os hectares de área ardida neste ano, com os que arderam nos anos anteriores. Falam aliviados, que este ano tem ardido menos... ( Ótimo!!! - secalhar, então, pode continuar a arder mais para igualar.) 

Que forma desprendida de falar da desgraça! Que tristeza!!! 
Que falta de consideração para com as pessoas que perderam os seus haveres, e pelas outras que ficaram a sofrer nos hospitais, vitimas de queimaduras entre a vida e a morte. Por aquelas que morreram, e já são tantas. Pelas familias cuja dor só elas sabem, e daqui a dias ninguém se lembra do seu sofrimento que será eterno.
Os meios de comunicação avisam de véspera que vem aí mais calor, e apelam ao cuidado... Decerto até valia mais não dizerem nada...
 porque isto acaba por funcionar ao contrário, é assim uma espécie de informação bem vinda  para ir colocar o rastilho, de que os miseráveis estão sempre à espera. E tudo isto funciona impunemente. Sim, impunemente;  já ouviram dizer que alguém apanhou cadeia por largos anos por incendiar? Nada disso... Isto é uma vergonha já comentada no estrangeiro. Toda a gente sabe, que o fogo, a desgraça de uns tantos, se transformou no lucro dum grupo, ou grupos, de bandidos sem coração. Todos já sabemos que estes fogos não acontecem por acaso. O calor só por si não faz fogo. Não venham para cá com fantazias, que as pessoas não são parvas... Digam antes e em boa verdade, que infelismente no nosso país acabaram os homens que lutavam pelo povo e pela Pátria. Homens dignos, que honravam a sua Bandeira, e sentiam o País como seu.

Ai que falta nos faz o Marquês de Pombal, ou outro qualquer com "figados" iguais !

3 comentários:

Viviana disse...

Querida Dilita

Como eu a compreendo, amiga!!!

Concordo totalmente consigo.

Eu, nem ando em mim...
Tananha é a revolta e a raiva!

Isto devia ser resolvido de uma vez por todas!
Não tem que, nem pode ser assim!
Eu já quase não vejo os telejornais.
Não consigo. Fico doente.

Um grande abraço, amiga
Viviana

Nouredini.'. Heide Oliveira disse...

Sem sofrimentos amiga, siga os versos:
"nou sou eu quem me navego, quem me navega é o mar".

um hora dessas, você aporta e começa a nos brindar com seus comentários e posts, aliás para que se disse sem escrever e escreveu sobre a própria apatia,me parece que já a chegar.

Carmen Lúcia.Prazer de Escrever disse...

Adorei seu blog Dilita!
Obrigada por me seguir,também ficarei por aqui.

bjs
Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com-Brasil