sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Não o Fechem no Panteão

Ninguém pediu a minha opinião, nem ela tem representação ou valor. É apenas assim um falar alto, comigo própria...  Refiro-me ao Eusébio que infelismente já não está entre os vivos.
O seu falecimento foi algo inesperado, muita gente o chorou, e correu a oferecer flores, e símbolos do seu Clube, colocando-os ao redor da sua estátua situada no Estádio do Benfica.
Também, não sei de qual, mas a ideia partiu dum dos Partidos Políticos de: -  posteriormente, serem os seus restos mortais colocados no Panteão Nacional - lugar de honra ao qual só acedem aqueles, poucos, que em vida fizeram algo de valoroso para o País; há mesmo uma lista de requisitos que tem de ser observada.
Depois duma certa controvérsia há uns anos atrás, colocaram lá a Amália Rodrigues, e agora, tristemente quanto a mim, invocaram esse facto para que o Eusébio ali venha a ficar. Não gostei daquela afirmação feia, de: - se aquela lá está, este também tem direito de lá estar. Enfim ...
Sim, na minha pobre opinião, o Eusébio também merece. Mas meus amigos não façam isso!- Não "roubem" o Eusébio aos portugueses! - Não o fechem no Panteão. Quem, da Província vai até Sta. Engrácia para lhe colocar uma flor no Túmulo? Eu não sei como é actualmente, mas ainda à pouco tempo a visita ao Panteão era paga.
Aqui, na minha Figueira adotiva, existe um monumento, uma estátua dedicada a um grande vulto português. Chamava-se Manuel Fernandes Tomás, foi Magistrado, e Político; ficou conhecido como "O Patriarca da Liberdade". No alto dum pedestal está a sua figura perpétuada em bronze, e no chão coberto com uma pedra de mármore repousam os seus restos mortais. Uma corda metálica delimita o espaço. Situa-se numa das mais bonitas Praças da Cidade.
Amigos do Eusébio, façam igual!!!  - Já têm a estátua, e têm espaço ao seu redor. E têm o Estádio. Se dantes as pessoas formavam fila para uma fotografia junto à estátua de Eusébio, tenham a certeza que perante os seus restos mortais ali colocados, farão fila em sua memória, ou para deixar uma flor, quiçá até  uma simples oração...

6 comentários:

Anónimo disse...

Ficarem os restos mortais de Eusébio junto à sua estátua no Estádio do Benfica, teria o meu voto.

(Sérgio,benfiquista anti política)

Manuel disse...

Eu agora, sem me pedirem opinião, acho que o devem deixar em paz.
Por este andar, um dia, ainda o vão querer canonizar.

dilita disse...

Obrigada Sérgio.
Gostei de "o ver" por aqui.
Abraço.

dilita disse...

Caro Manuel

Bem vindo.
Também acho; se fosse meu familiar nada mais aceitaria, para além da paz em que ele está, naquele chão sagrado.

"O exagêro foi tanto que já nem me admiro se a Igreja der a mão..."

Nouredini.'. Heide Oliveira disse...

Querida
passo para agradecer a visita e deixei post explicando o sumiço.
Bjs fraternos.

Unknown disse...

AMIGA, AENAS UMA PALAVRA: CONCORDO!!!