quarta-feira, 20 de maio de 2015

Passear, faz bem

Apesar de viver numa cidade bonita, plana, e agradável, que é a Figueira da Foz, raramente me disponho a passear nela. Mas estou errada ao prescindir dumas passeatas, porque além do prazer pelo que os olhos vêm, o espírito também beneficia.
Seguindo esta linha de pensamento, saí de casa e fui dar uma volta grande, a pé. Fui ver as gaivotas, só que elas não estavam lá - voltarei, até porque o passeio agradou-me, e fiz fotografias.

Há 55 anos atrás, o mar batia alteroso, belo, e medônho, nestas paredes do Forte.O progresso fê-lo recuar. Está mais bonito agora?  Não quero ter opinião...
 
Actualmente isto é um espelho de água. No centro uma escultura antiga, uma figura de mulher despida, gozando o prazer do sol - seu nome : - A Preguiça

Prédios antigos, estavam à beira da praia, agora têm a larga avenida a separá-los, depois o areal extenso e finalmente as ondas.
As escadas acabavam na areia, branquinha e fina - era ali que começava a praia, com as ondas logo um pouco adiante. Actualmente o mar ainda lá está, mas mais longe, e de permeio tem este espaço enorme - só sei dizer que está diferente...

6 comentários:

jair machado rodrigues disse...

Olá querida amiga Dilita, minha parente portuguesa com certeza, estava comentando com uma colega de como Portugal é linda, tem lugares encantadores, digo isso por que desde há muito que tenho o blog, sempre tive algum contato com alguém de Portugal e fatalmente navegando no blog encontrava fotografias e fui me apegando rs...com estas tuas fotos, reitero este gostar da beleza natural e arquitetônica de Portugal. Bom sempre estar contigo aqui.
ps. Carinho respeito e abraço.

Élys disse...

Belíssima cidade. As fotos estão lindas.

Um abração,
Élys

Ivone disse...

Amiga Dilita, que lindo lugar, tens de sair mais minha amiga, com essa beleza toda!
Amei ver e ler, nossa, amo a natureza e o mar é esplendidamente lindo, esse seu mar, quando eu tinha uma casa de veraneio a beira mar sempre dizia que "era o meu mar"!
Abraços linda feliz por você, por teres esse lindo lugar perto de sua casa!

Mona Lisa disse...

Adorei rever a Figueira da Foz através das tuas magníficas fotos.

Há muito que não a visito.

Beijinhos.

Viviana disse...

Querida Dilita

É tão linda a Figueira!
Engraçado...de repente, vendo as fotos, veio-me à memória, uma belíssima canção sobre a Figueira, cantada por uma das nossas grandes cançonetistas.

Seria a Maria de Lourdes Rezende?
Creio que sim.

Um grande abraço boa amiga
Viviana

Nouredini.'. Heide Oliveira disse...

Amiga, que passeio! beleza natural, arquitetônica e tudo muito limpo e conservado.