domingo, 3 de setembro de 2017

Passeio preterido

Pois é, ainda não foi desta que eu fui conhecer o Jardim dos Budas. Ando há alguns anos a afirmar que vou, ou melhor que vamos, mas depois, ou está frio, ou está calor, ou estou adoentada, ou estou com mais uma das manias que por vezes me visitam e eu respeito-a porque é mais forte do que eu. "E nestas perplexidades e eternas hesitações" como escreveu Macedo Papança, continuo apenas com o projecto.
E há quinze dias atrás num Domingo cheio de sol e tempo quente moderado, saímos de casa e entrámos no carro decididos a dar realidade ao desejo antigo. Desta vez é que é!, dizíamos em jeito de certeza. Mas qual, ainda não foi desta...
Muito trânsito, demora, e começámos a olhar o relógio. Daqui a nada são horas de almoço pensávamos cada um para si, até o dizermos de viva vós. De mútuo acordo ficámos pela Nazaré. Recordámos que fazia precisamente dois anos que ali tínhamos estado, mais exactamente no alto na freguesia denominada O Sítio e, havíamos prometido a nós mesmos que na próxima iríamos conhecer a Pederneira. E foi o que fizemos e ficámos sobremaneira agradados. Se do chamado Sítio da Nazaré a vista é maravilhosa, a da Pederneira é igualmente um encanto. São ambas freguesias da Nazaré, não sei se serão Vilas, mas percebi que  a Pederneira tem vida própria e é local de turismo como o Sítio. O ambiente é agradável, respira-se ali ar puro ao caminhar pelas ruas limpas, entre o casario de paredes brancas, algumas com enfeites de cor azul. Bem cuidadas as suas antigas igrejas, e gente simpática e acolhedora. É lugar ideal para uns dias de descanso, porque menos buliçosa do que a cidade. Observei um hotel magnífico com explanada sobre o mar - ai céus!, como eu gostaria de entrar e ficar ali toda a tarde olhando as ondas lá em baixo...
Mas também podemos aceder a algo que nos agrade despendendo pouco dinheiro, e assim fizemos depois do almôço: embarcámos no combóio o pequeno Trem, que numa viagem duma hora bem aviada, por ruas largas e ruelas, subidas e descidas, voltas e reviravoltas, nos mostrou afinal a Nazaré. Não só aquela grande avenida face à praia, mas também toda a Zona Alta nomeadamente o Sítio e a Pederneira. O altifalante informava em voz comedida os pontos de maior interesse a intervalos com a música gravada que soava em tom moderado. Gostámos!
Depois, o reverso da medalha; que se traduz por regresso a casa.
E visita ao Jardim dos Budas? Por agora adiada, sine-dia...

A cidade de Nazaré, a praia, e no alto o Sítio, vistos do alto na Pederneira.
Isto é uma das entradas da Pederneira, e o pequeno Trem iniciando a viagem.
Um pouco da praia, e ao fundo o prolongamento do gigantesco rochedo, obra grandiosa da Natureza, onde reside o Sítio. Na foto seguinte, uma bonita entrada de claridade através dos vitrais.Curioso o pormenor das colunas de pedra lavrada. (numa das igrejas da Pederneira)

6 comentários:

jair machado rodrigues disse...

Já gosto do nome, Jardim dos Budas e da citação: "E nestas perplexidades e eternas hesitações", aí vamos deixando de fazer certas coisas, como esta visita ao jardim, mas não foi perdida a tentativa de visitar o lugar, como percebi que tu e teu esposo, sincronicamente já pensaram e desistiram dos Budas e ficaram pelo caminho, diga-se de passagem que foi um belo caminho como as fotografias mostram. Dilita minha querida amiga sempre feliz por estar aqui e agradecer sempre tuas adoráveis visitas lá no blog. O que percebo é que Portugal tem lugares belíssimos.
os Carinho respeito e abraço.

Nouredini.'. Heide Oliveira disse...

Sempre será o momento certo quando lá chegar pois diz Budha - a vida só está disponível no momento presente.
O Budha Jesus disse que há um tempo para todas as coisas abaixo dos céus.
Namastê, Namaskar, Shanti

Anna Lírios disse...

Bela narrativa e com o final feliz. Tudo acontece em seu tempo certo, sua viajem dará certo.
Bonitas fotos.
Um abraço!!!
Paz e Luz!!!

dilita disse...

Jair, grata com as suas palavras amáveis como sempre.
É como diz, Portugal é bonito. E em paralelo ainda soma um clima ameno e
uma gastronomia variada e apetitosa. Ah, e um vinho com imensa escolha, para
quem gosta, naturalmente. Eu gosto.
Abraço.

dilita disse...

Querida Nouredini,

Gôsto tê-la por aqui.
Sim, não desistimos de ir conhecer o Jardim da Paz, conhecido por Jardim dos Budas porque ao Buda ele é dedicado. Tem uma história, ou melhor, houve uma razão para a sua construção.
Depois eu conto.
Beijinhos.

dilita disse...

Ana Lírios,

Bem vinda de novo. Eu tenho-me descuidado a postar...
Eu espero concretizar o meu desejo, não vamos pensar negativo para que o
pior apareça e me impeça.
Obrigada pelas suas palavras de bons desejos.
Beijinhos.