terça-feira, 7 de novembro de 2017

Palavras minhas para quê? Por favor leiam este post até ao fim...


Atleta portuguesa - Nádia Carvalho (16 anos) salva idosa de morrer afogada




A atleta portuguesa Nádia Carvalho. Fonte da imagem:http://www.mediotejo.net/




A atleta saindo do rio apoiada pela PSP. Foto de Fabiana Sopusa. http://www.mediotejo.net/

« Nádia Carvalho, atleta de 16 anos do Núcleo do Sporting de Torres Novas, esteve no centro de um salvamento inesperado este domingo, 5 de novembro. Quando a equipa se preparava para seguir caminho para o corta mato nacional em Torres Vedras, cerca das 7h15, deparou-se com uma idosa que aparentemente se atirava para o rio Almonda. Nádia não hesitou, saltou para a água, e manteve a idosa à tona até chegarem as autoridades.

O caso foi relatado nas redes sociais e rapidamente partilhado sucessivamente, descrevendo-se a atitude de Nádia Carvalho como heróica. A jovem atleta acabaria por não participar na competição nacional, na qual iria procurar o apuramento para representar Portugal na modalidade.

O mediotejo.net contactou Nádia Carvalho na manhã desta segunda-feira, 6 de novembro, depois de um dia em que recebeu felicitações de muitos pelo ato de coragem. Passavam das 7h00 quando Nádia chegou ao ponto de encontro da equipa, junto à Ponte do Raro, e admite ter visto a idosa a atirar comida aos peixes. “Um senhor da minha equipa ouviu um som de alguém a mandar-se para a água. Começou tudo a gritar, eu atirei-me”.

Nádia reconhece que entrou em pânico e nem teve noção do que estava a fazer. “A senhora dizia que queria morrer, estive a consolá-la”, recorda. Entretanto chegou a polícia, sendo que um dos elementos também se atirou para dentro de água e ajudou Nádia a segurar na idosa.

Com toda a situação, a jovem atleta, recordista dos 1500 metros obstáculos nos Iniciados e anterior campeã nacional dos 2 mil metros obstáculos, acabaria por falhar o corta mato de Torres Vedras, perdendo assim a hipótese de qualificação nacional. “Valeu a pena, não me arrependo”, comentou ao mediotejo.net, constatando que haverá outras oportunidades.

Natural de Torres Novas, Nádia Carvalho pratica atletismo há sete anos. Ao telefone, num intervalo entre aulas, teve ainda tempo de falar um pouco de si, referindo que gostaria de se tornar polícia, como o pai, e treinadora. Uma situação como a de domingo, admite, espera não tornar a repetir.

O mediotejo.net falou também com um dos responsáveis do núcleo, Raúl Santos, que estava na carrinho a preparar a viagem quando tudo sucedeu. “É uma heroína”, afirmou, lembrando o episódio, constatando que no sítio onde a idosa caiu a própria Nádia já tinha a água pelo pescoço. “A corrente é pouca e o rio já não leva tanta água”, explicou, tendo acabado também por ser um momento de sorte.

Raúl Santos lamenta apenas a demora no contacto do 112, que fez com que a ambulância chegasse apenas 20 minutos depois ao local, tendo a polícia demorado metade do tempo. A equipa acabou por partir sem a atleta, que ainda ficou na água. Já a idosa, adiantou, é viúva e vive na zona, ao que tem conhecimento, tendo sido transportada para o Hospital de Abrantes.

Sobre a atleta, o responsável afirma que o próprio ato de coragem a descreve. “A Nádia deveria ser reconhecida nacionalmente”, frisou, assim como pelo município. “É uma criança”, constatou, que empreendeu um ato de audácia. “Eu só vi a Nádia no ar”.»

(http://www.mediotejo.net/)


Nota pessoal:

Esta noticia, ouvida hoje de manhã, alegrou e deu uma nova luz, ao meu dia!

Que contentamento senti!

Emocionei-me até...

16 anos!

Quase uma criança...

No entanto, saltou para a água e não pensou em mais nada, a não ser salvar a senhora idosa.

Creio que o caso deveria ser mais divulgado, para que "toda a gente soubesse".

Por mim, com o coração apertadinho... e com uma imensa gratidão, quero dizer à Nádia:

MUITO OBRIGADA NÁDIA!

Foi exemplar!

Continue sendo assim generosa.

Que Deus a recompense e lhe dê muitas alegrias.

Publicada por Viviana à(s) 11:08

no blog olhai o lirio do campo

4 comentários:

Viviana disse...

Querida Dilita

Surpresa...

Bonita!

Obrigada boa amiga, pela atenção que dá ao que vou publicando.

Acho que os gestos belos devem ser valorizados e dados a conhecer.

O mundo precisa de "muitas Nádias".

O meu meu abraço muito amigo
Viviana

jair machado rodrigues disse...

Minha querida amiga e parente portuguesa Dilita, que belo exemplo de atitude, não esperar pelos outros, a menina atleta teve muita atitude, um ser que valoriza a vida dela e do próximo...lindo de se ler este post. Muito grato pelo teu comentário no meu post "introspectojair", ainda não respondi, estou revendo meus conceitos de maturidade...sempre muito obrigado querida amiga, por compartilhar tamanha façanha e por me visitar, mesmo longe, longe...
ps. Carinho respeito e abraço.

Luma Rosa disse...

Oi, Diita!!
Que atitude maravilhosa da pequena Nádia!! Certamente é uma heroína, pois não pensou em si ao lançar-se para salvar uma vida! Seu gesto deve ser repercutido como exemplo para outros que não são tão desprendidos.
Foi mesmo um ato para alegrar o dia!!
Beijus no coração!!

Jaime Portela disse...

Não sabia deste feito, pois os meios de comunicação social quase só falam de coisas negativas.
Louvo a atitude da Nadia, um exemplo para todos.
Boa semana.
Beijo.