segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O chouriço de Quiaios


Voltei as costas a tudo,e entrei no carro com o meu marido rumo ao Algarve.Com algumas excepções,este ritual acontece há mais de vinte anos,sempre para a mesma praia Armação de Pêra.Já visitámos outras, mas nunca rejeitámos esta:ou somos conservadores ou comodistas,ali já sabemos tudo de cór,conhecemos as pessoas e nos conhecem,aquela familiaridade é algo que nos prendeu. Assim pelo meio da tarde instalámo-nos,a residência também já faz parte de nós,e por este andamento nota-se que as férias são apenas sinónimo de malandrice,nada de novo, e começo a perguntar-me se continuo a gostar de ir e estar,ou se pelo contrário isto apenas faz parte da rotina de cada mês de setembro... Mas tudo vale a pena diz o povo,quando a alma não é pequena... e quando acontece a viagem de regresso e se entra na nossa residência habitual,a nossa casa,que sensação agradável,até parece que a casa é mais bonita. Bem retornei aos meus hábitos - fui ler os jornais que a minha filha tinha colocado diáriamente sobre a secretária,para nós.Eu tenho um hábito mórbido (segundo ela) de ver em pormenor a necrologia,mas isto é crónico,nada há a fazer. Depois leio os textos do Fala o Leitor,os artigos dos colaboradores habituais,e das noticias leio só os titulos... No entanto um desses titulos prendeu-me a atenção pelo excêntrico (quanto a mim) do projecto... E era assim mais ou menos: Quiaios vai erijir um monumento (ou estátua) ao chouriço ! Eu sempre vi em cada estátua erguida, uma homenagem a alguém superior,que pela sua arte, ou bondade,santidade,patriotismo,trabalho,etc,mereceu ficar perpéctuado,portanto jamais esquecido.Também de acordo com algumas regiões do país,encontrâmos estátuas representando animais, no ribatejo é o touro e o cavalo, em Setúbal os golfinhos,e haverá mais... mas duma forma geral uma estátua (salvo excepções) é uma obra bonita,mercê da sensibilidade do artista que a cria,e lhe dá forma o mais real possível. E a estátua ao chouriço como será? Só uma argola ? Ou várias agrupadas... O autor terá de se esforçar, porque o chouriço de Quiaios não tem beleza nenhuma..."o que ele tem é um sabor que supéra e muito,o seu aspecto sem graça."

Sem comentários: