domingo, 15 de novembro de 2009

Crucifixos nas escolas.


Parei um pouco,e reparei que se tornou vulgar reclamar.Qualquer coisa que esteja fora da simpatia de alguém,esse ser logo se manifesta arvorando-se por vezes em dono exclusivo do pensar e do agir comum.E os que não observam esse modo de proceder,resta-lhes calar e... deixar passar.
Li há dias num jornal,que uns quantos pais numa determinada cidade do nosso país,se mostraram tremendamente indignados com o facto de ainda ali existirem Crucifixos nas escolas.Argumentavam que tal facto era prejudicial,trazia enormes maleficios às mentes das creanças,e que iam reclamar... Eu pregunto-me onde está o maleficio? "Mãe quem é aquele,pregado naquela cruz? Aquele,filho,é Jesus..." escreveu assim o nosso João de Deus,poeta de grande sensibilidade principalmente para com as creanças.E eu pergunto-me será prejudicial ensinar ás creanças que devem honrar pai e mãe,amar os companheiros,ajudar os velhos,respeitá-los,não maltratar ninguém,não mentir,não furtar,não prejudicar o outro... E também será prejudicial dizer ás creanças que foi aquele que ali está representado em bronze,e se chamava Jesus Cristo, nos deixou estas palavras,este incitamento para que todos se amássem como irmãos?! Não matarás era o seu lema! Era um Homem diferente,um Homem bom, se vinha do céu não sei,mas sei que queria a paz entre todos sem excepção.Então não merece ser recordado,falado,perpectuado,explicada a sua doutrina? E porque não na escola? Não é nela que se ensina quem são os grandes vultos da humanidade? E Cristo não é um grande vulto da humanidade? Porquê? (certamente porque não inventou a bomba-atómica.) A estes pais eu gostaria de dizer que, ponham o sobrenatural de parte, porque não é necessário.Basta repararem no que todos sabemos,Cristo é uma verdade, existiu,deixou uma mensagem que ainda hoje é actual,"amai-vos-uns-aos-outros! "
E repitam aos seus meninos as palavras de Cristo,talvez eles como seres limpos que ainda são, as ouçam e as sigam.
Talvez a propósito,ou apenas porque gosto,mais umas rimas lindas!

_Que fazes tu aí ó Cristo antigo
Pregado nessa cruz,eternamente?
Liberta a tua mão omnipotente,
Desprega esses teus pés...e vem comigo!

Não sabes que sem ti nada consigo?
Não vês que fazes falta a tanta gente?
Oh! Vem de novo,como antigamente!
Viver connosco e nós, contigo!

Não vens? Não queres ouvir a humilde prece
Num mundo que, sem ti, desaparece,
Vencido pela morte e pela dôr ?

Não vens? Não pode a cruz ficar sózinha?
Pois bem: permite então que seja minha!
_Eu fico nela... e desce tu, Senhor!


(Padre Doutor Abel Varzim)

6 comentários:

Anónimo disse...

Gostei do que escreveu sobre os crucifixos nas escolas,e no pormenor relativo às crianças. Adorei a poesia do Dr.Abel Varzim,(padre)um Santo na sua conduta para com os pobres,e um perseguido pelo antigo regime.Bem haja por o ter recordado!

Olímpio disse...

Que excelente texto de quem pouca fé tem,daí mais valor no seu conteudo a revelar total imparcialiadde.Vou voltar porque o texto justifica mais opiniões,porque o bem acaba sempre por vençer o mal.

Olímpio disse...

Crucifixos nas escolas e duas palavras de compreenção para os PAIS,que manifestamente não querem que os seus filhos ,tenham por perto a imagem de Cristo!Vamos supor que os filhos na idade da razão,sentem a palavra de Cristo como sua e a seguir o seu exemplo?tambem os vão chamar á ordem?sendo certo que agora são os seus educadores,estão a correr riscos desnecessários com a sua formação de virem a ser ou não cristãos.Bretrand Russel,escreveu uma obra obra filosófica e notável.Porque não sou Cristão,o Vaticano aceitou e no livro tem uma mensagem de compreenção para o autor.Em Lisboa,o encontro de religiões,teve a comunidade Islãmica como orientadora e o seu Presidente vakil,recordou as figuras de Cristo e Mandela,como exemplos de compaixão e que alimentam a paz e que serve para o respeito e diálogo entre as religiões.O que quero dizer é retirar os crucifixos da escola estão a fomemtar os desequilibrios e as opcções de cada individuo.De resto Cristo não obriga ninguem a segui-lo e felizes são os que na sua pobre condição o entendem como companheiro e amigo seu,aproveitando a sua mensagem do bem e virando as costas ao odio tão proximo da condição dos que não o querem escutar.Estou longe das missas e das comunhões e tenho pena,mas tenho a certeza que me ilumina na alegria de que amar é de lonhe mais belo do que odiar.jamais entraria nesse jogo perigoso de pretender retirar crucifixos de um qualquer lugar,porque Cristo é um leal companheiro de viagem que devemos humildemente glorificar,inclusive,os ateus,porque se não é Deus,é de certeza um admiravel homem de bem que nos ajuda a compreender este mistério de viver para morrer,Sejam felizes e tolerantes ,um bom caminho para a paz interior.

Anónimo disse...

A liberdade de expressão e de credo é por vezes levada ao exagero da ditadura do nada exitir que oriente ou modele ou tente mostar um qualquer caminho ...é mais fácil nada fazer, nada querer e ..deixar que tudo aconteça....

Não defendo extremismos de nenhuma ordem e entendo que nas escolas haverá certamente bem mais coisas para fazer do que retirar crucifixos...os pais que se preocupem em ouvir os filhos e logo eles lhes dirão se tanto os incomoda assim o crucifixo...às tamtas até gostam das histórias da Biblia....t~em tudo o que os miudos gostam: lutas, sentimentos ao rubro e tb finais felizes e outros nem tanto assim....

poemas belissimos os que ilustram o texto! bem escolhido!

Olímpio disse...

Gostei do seu comenntário.Provou que ter ideias que não são iguais,é salutar e não ofende,só assim neste respeito mutuo podemos caminhar juntos e dialogar com elevação.Gostava muito de falar com aqueles Pais,é bom escutar as pessoas,desde que tenham educação,como deve ser o caso,Venham a mim as criancinhas,disse o SENHOR,só é pena sofrerem tanto,como é possivel com tanta beleza.As crianças ajudam-nos a suportar a minha cruz,agora que tenho um neto que me anima a viver,Bom Natal em familia e no seu espaço de comunicação.

dilita disse...

Caros anónimos agradeço os vossos comentários,eu gosto de merecer opinião,e como anónimos perfeitamente imparcial,melhor ainda... Ao Olímpio também um olá especial,"ele é suspeito",nunca diz mal...