quarta-feira, 26 de maio de 2010

Em breve será inoportuno acedêr a urgencia hospitalar

De há uns tempos a esta parte eu não paro de me surpreender... pela negativa infelismente.Ainda está fresca a comunicação da ministra da saúde sobre o corte nas despesas com a saúde dos portugueses,e hoje no espaço Opinião Pública,que a SIC Noticias manda para o ar pouco depois das dezassete horas(e do qual eu sou fã) não faltaram os reparos e as queixas por parte de quem pôde manifestar a sua opinião telefónicamente.Havia dois convidados,médicos e com cargos de presidência um no Porto,outro em Coimbra,que foram dando explicações a seu modo,e pasme-se ! pois um deles até admitiu que se os hospitais tiverem de cortar com as horas extraordinárias do pessoal médico das urgências,são os doentes que ficam prejudicados,porque não há quem substitua estes médicos especialistas. Eu fico pasmada,creiam. Mas então se eles morrêrem? Fecham-se as urgências?....
Eu já ontem disse isto e hoje repito:- todos os anos se forma em medicina um elevado numero de jovens.Não é preciso ir muito longe para saber,basta ir ver o cortejo da Queima das Fitas e reparar na quantidade de Cartolas de côr amarela,são os finalistas,que no ano seguinte serão médicos.E só me estou a referir à Universidade de Coimbra... Claro depois é necessário progredir na profissão,e não é isso que um jovem que escolheu medicina quer fazer?
O nosso Governo está a esmifrar dinheiro de tudo quanto é sitio; mas isto já vem de longe.Quando fecharam maternidades,quando fecharam centros de saude e vieram com a lenga-lenga de que as pessoas não eram bem atendidas,já era isto, camuflado aliás como convinha.
Como se atrevêram a tanta hipócrisía,dá para sentir náuseas...
Quantas creanças nasceram em ambulâncias,quantas pessoas faleceram já na demora de atingirem o ponto de socorro,por causa das tais medidas “boas”que eles decretaram: e o povo falou,falou,sofreu na carne e no espirito,e quedou silêncioso...

2 comentários:

Olímpio disse...

Excelentes temas para análise,sim senhor,precisamos de outra revolução e já.

dilita disse...

Revolução? Nem tanto: mas uma reunião criteriosa,forte,seguida duma boa sacudidela para tirar o bafío existente,acho que seria útil.