domingo, 13 de junho de 2010

Passear em Portugal,há muito para vêr...

Apeteceu-me voltar a falar de férias.
Férias, descanço,conhecer outros locais ou revê-los,descurar horários,deixar as preocupações ibernadas,mas quem poderá criticar tal desejo e inerente concretização?... Eu já escrevi que não critico quem prefere o estrangeiro,quem puder “alargar horisontes”bem sabemos que é salutar.
Pela minha parte recordo apenas duas cidades de Espanha onde estive não em férias,mas em fim de semana e em anos diferentes.A primeira foi Santiago de Compostela,atraída pela Catedral que não me deixou desiludida,muito pelo contrário pois fiquei aturdida com a dimenção do monumento,e extasiada com tanta arte e tanta beleza.O meu marido teve de me aturar,pois eu saía da Igreja mas logo entrava,querendo reter na memória a todo o custo toda a sua magnificência.
No ano seguinte fomos a Salamanca,lindas as suas praças,e onde a arte está em cada rua,recordo entre outras a Igreja de Santo Estêvão (para mim) superior à Sé que igualmente é extraordinária. E do estrangeiro nada mais sei.Áh,mas de Portugal sei,e sei muito!
Estou como o Malato,”já fui feliz aqui, ali, e além! Viana do Castelo,Guimarães,Chaves Bragança,Vila Real,Lamego,isto para só falar do norte.E o Gerês? E a Sortêlha ? e em Amarante à beira do Zêzere,e passear de Barco no Douro?E na ria de Aveiro? E um lanche no parque de Viseu numa tarde de verão?!E em Seia até à Serra da Estrela,e a Guarda que dizem que é feia mas que eu discordo,e a Batalha, Alcobaça, Nazaré, Mafra,Ericeira, e Sintra... E fico por aqui porque a continuar a lista,torna-se fastidioso... Mas creiam eu só queria dizer que o nosso País tem muito de belo,cada zona tem as suas caracteristicas,mas todas elas apelativas porque diversificadas. Assim eu voto naquele slogan (já arrumado) “Faça Férias Cá Dentro”!

3 comentários:

Anónimo disse...

esta Dilita é muito modesta ,pois sei que o conhece o Pais do Minho ao algarve,conta ,conta ,conta!

dilita disse...

Pois,é verdade.Mas se enumerar todos os locais onde estive,ainda vão pensar que recebo comissão do Turismo...

Patricia disse...

Ah!!! É tão bom viajar por aí e conhecer o mundo!