segunda-feira, 22 de abril de 2013

Raivas? Para quê Sr.Presidente Cavaco Silva?

A vingança mesquinha de Cavaco

Ao abrir hoje o computador deparei-me com esta frase. Não me surpreendeu, porque já há dias a imprensa tinha dado a noticia de que o Presidente da Républica representante do nosso País, convidado de honra na Feira do Livro de Bogotá, ao discursar sobre literatura e escritores portugueses, falou de Camões, mas omitiu o nome do escritor José Saramago, o nosso Prémio Nóbel. Já quando ele faleceu, o Presidente Cavaco Silva estando em férias nos Açores com a familia, não as quis interromper, e não esteve presente no funeral. Hoje que as longas distâncias se vencem em horas, e aos Açôres se chega em pouco tempo, logo se percebeu que em primeiro plano estava o homem a sofrer de raivinhas e não o Chefe dum País que se chama Portugal. O Presidente da Républica tem de agir de acordo com o cargo em que está investido, enquanto lá estiver, e não como o cidadão Cavaco Silva que é. O povo tem uma frase interessante, de que eu gosto muito e é assim:
- " POR CAUSA DOS SANTOS, BEIJAM-SE AS PEDRAS..." O Presidente Cavaco Silva decerto nunca a ouviu, e se ouviu, não a valorisou, nem pensou reger-se por ela. Pois é! Mas esta frase diz muito, e eu permito-me apontar: - Como Homem, ele estaria de candeias às avessas com o Saramago. Mas como Presidente da Républica, tinha o dever de comparecer no funeral do escritor, que não era um qualquer escrevinhador, era o Prémio Nóbel, um português que nos trouxe uma honra para o nosso País, e de que todos nos devemos orgulhar, e não menosprezar nem esquecer.
O tempo passou, e agora em Bogotá, de novo o Presidente arréda o Saramago. Que mentalidade tão tacanha... Que baixeza, quando todos sabemos que ele age assim por vingança. Um Presidente que se preze não acalenta vinganças, está acima dessas minudências. Pobre país o nosso, onde tão pouco se valorisam os grandes vultos. E é de cima que parte o desprezo, não é justo.
Ainda hoje ouvi na rádio nacional, um jornalista pronunciar-se acerca de alguns escritores portugueses. Conhecidos uns, e outros surgidos à pouco, vencedores de prémios em Portugal, e a estes mais novos, o Brasil já está a acarinhar. Como não podia deixar de ser, falou no nosso Nóbel para dizer que Saramago é adorado no Brasil.

Disse mais, disse que SARAMAGO É A BANDEIRA DAS LETRAS NO BRASIL !

E eu pergunto-me, haverá algum português que desdenhe desta expressão?.....

A próxima Feira do Livro será em Frankfurt, e o Brasil é convidado de honra. Talvez nessa altura, o escritor português José Saramago, Prémio Nóbel, seja lembrado, mas na palavra dum cidadão brasileiro. - Talvez? Não. Tenho a certeza!

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá!

Eles os nossos politicos só dão relevo áqueles que trazem da Universidade um diploma, o célebre canudo, mesmo que lho tenham dado-à-lá-diáble,assim toma lá pá e cala-te...
O Saramago não é catedrático,é comunista; (era) está tudo explicado.
Corja!!!!!

Sou o Alentejano, tenho estado silêncioso, mas ainda não morri.