sexta-feira, 6 de novembro de 2015

A Justiça

Já não foi a primeira vez que estive, ou melhor, estivemos, em Rio Maior. Há alguns anos ficáva em caminho quando íamos para o Algarve. Agora já não é necessário passarmos pela Cidade.
Parávamos à beira do Jardim, e perto havia um café onde entrávamos sempre.  (o café ainda lá está)

Mas nestas férias decidimos voltar a passar por Rio Maior. E sem pressa passeámos no seu belo Jardim Municipal. É um parque magnifico, cheio de arvoredo. Um lago bonito de grandes dimensões, adornado com jatos de água que se elevam em curvas graciosas, prende-nos a atenção; um café acolhedor... mas também algumas estátuas de notáveis que mereceram a homenagem dos naturais de Rio Maior, povoam aquele "oásis."
Caminhando naquela profusão de verdes que tanto aprecio, parei junto a uma outra estátua, esta em frente ao Tribunal Judicial, (no mesmo Jardim) uma obra notável muito mais grandiosa, do que as que tinha observado antes.
Fotografei, mas foi pena não ter fotografado também, do lado oposto.

Este conjunto escultórico formado por cinco figuras, representa a Justiça.

A figura que se encontra no lado esquerdo para quem observa a escultura de frente, representa a Culpa ou o Crime, e encontra-se numa posição angustiada com uma expressão de dor dentro de uma cavidade.
A figura que se encontra por trás representa a Consciência, e encontra-se numa espécie de concha.
As duas figuras que encimam a escultura,  representam a Inteligência e a Vontade.
A figura que se encontra no lado direito representa o Arrependimento, e encontra-se sentado com a mão estendida como que a tentar aproximar-se da Justiça, através da Inteligência e da Vontade.

Em resumo, se um culpado tiver um acto de consciência e fizer um apelo à inteligência e à vontade, poderá aproximar-se da Justiça e assim reabilitar-se perante a sociedade.

         A Justiça, da autoria de Lagoa Henriques, em 1961

4 comentários:

Márcia disse...

Bom dia!!!

Magnifica escultura!!!


Tenha uma semana abençoada!

Márcia

Manuel disse...

É uma bela imagem, muito simbólica.
a Forma como nos descreve é magnifica.
Deixo um abraço de muita amizade.

Élys disse...

Uma bela escultura e a descrição feita é muito bonita.]
Um abraço.

lenalima disse...

Qdo se fala em Algarve tenho vontade louca de ir parar por esses lados , vontade imensa de conhecer, nunca saí para fora do meu país, legal seu passeio por esse jardim e bela e interessante a escultura.
Obrigada pela visita e pelo carinho.

Tenha belos dias! bjss