terça-feira, 13 de janeiro de 2009

TRÊS AMIGUINHOS

Hoje ao proceder a uma organização na minha estante que estava um caos mais parecendo um arrumo de livros feito a esmo,encontrei o meu primeiro álbum de fotografias.Claro, não resisti e ali fiquei “a olhar para trás”... Lá estou eu em várias fotos muito pequenina e rechonchuda.Esta que vos mostro,que não estaria bem segura, soltou-se e foi ao chão; apanhei-a de imediato,e fiquei também a olhá-la pensando na razão da sua existência,na história que a minha mãe sempre me contava e que por isso nunca esqueci. “E quem são estes três da vida airada ?” O José Pinto, a Dilita e o primo do Zé, o Chico;moravam no Casal Novo do Rio e eram vizinhos. Naquela época as pessoas tinham fé nos Santos,a eles imploravam para boa produção de colheita e protecção do gado.Os pais dos meninos eram lavradores e toda a família se “apegava” a São Tomé,e na altura da Festa lá iam até à Ferreira cumprir as promessas porque São Tomésinho lhes tinha “ouvido” as súplicas”.Nesse ano (o meu primeiro a residir no Casal Novo do Rio) a minha mãe foi convidada pelas vizinhas e amigas (a Ti Marquitas e a Ti Milita) para ir com elas ao São Tomé. E fômos.O transporte eram dois carros de bois,enfeitados com flores naturais e de papel,uma colcha colorida fazia o tecto, as mulheres e as crianças sentavam-se no chão dos referidos (forrados com mantas),e no mesmo espaço também se acomodavam os cestos como farnel.Os maridos guiavam o gado,iam a pé.Era longe,necessário sair de madrugada e assim aconteceu. Era regra os carros à chegada,com a comitiva, darem determinado número de voltas à Capela,e só depois estacionar.Claro que não me lembro de ter passado por nada disto,nem mesmo do facto irrisório de ter enjoado durante a viagem... Mas sei que para as nossas mães,(que actualmente já não estão connosco) este passeio nunca foi esquecido.Para nós ficou o relato,várias vezes repetido,e a fotografia onde se distinguem nas nossas mãos uns brinquedos,recordação da festa de São Tomé.

2 comentários:

Anónimo disse...

Já reparou que estou a comentar de cima para baixo?? rsrsrs
Leio estas suas recordações e apetece-me escrever as minhas também! Ihhhhhh.....são tantassssss!!! Apenas são as marcas do tempo...que fazer?
A fotografia está o máximo!!
Um beijinho

Anónimo disse...

http://hermeskelly.finniwolf.com hate fry recently louis vuitton mens starvation earth Italian believe since altogether hermes handbags birthday louis vuitton belt jeep space quantity maybe count Arabic despair primary http://b.haolinlaobao.com/viewthread.php?tid=346026&extra=
http://medowo.com/forum.php?mod=viewthread&tid=938715
http://bicyclereviewhq.com/blogs/viewstory/133031
http://forum.youjoy.tw/forum.php?mod=viewthread&tid=1185904
http://falv.zero335.com/bbs//home.php?mod=space&uid=387781&do=blog&id=680336
http://datingtrek.com/singles/events_view.php?eid=758446