domingo, 2 de fevereiro de 2014

Passarinhos à Janela

Um dos lados do prédio onde moro dá para esta pracinha. Tem iluminação,verdura, algumas árvores e tem estas montanhas de cimento... Quando viemos para aqui viver, o chão que tinha sido terra de cultivo estava árido e sem vegetação alguma. Mas deste lado da casa, da varanda, eu via a encosta com mata e um bocado da Serra da Boa Viagem com umas casinhas lá no cimo. Foi assim durante algum tempo, mas um dia de manhã reparei que andavam uns homens a marcar o chão com tinta branca; fácilmente adivinhei a perspectiva. Era o principio da obra, esta, que me vedou a possibilidade de ver a Serra. Não me devia lamentar, porque ainda tinha mais duas frentes com o horisonte livre; só que esta também me agradava.
Mas não foi para fazer queixas que coloquei esta foto; eu até já me habituei a conviver com estes mamarráchos feitos casas. Hoje venho falar dos passarinhos: todos os dias ao fim da tarde, junta-se um enorme bando de passarinhos, que escolhem sempre os tres andares superiores do prédio que está em primeiro plano. Poisam no peitoril das seis janelas (nas varandas não) e dali saem num vôo, num bailado em voltas e reviravoltas, um encanto. Mas o mais surpreeendente, é que uns andam na revoada e uma grande quantidade deles está postada nas janelas como que a assistir. Eu acho que eles se revezam. Esta dança dura um bom bocado. Quis fotografá-los e consegui, porque o tempo estava de chuva e eles bailaram mais cêdo, mas como a distância ainda é considerável, quase não se percebe que estão lá, embora com tempo seco, eles sejam muitos mais. Aumentando a imagem consegue-se ver os pontinhos negros. A bailar não consigo fotografá-los, nem tento.
As pessoas que estudam o comportamento das aves, têm opinião para isto, eu não tenho, só que achei engraçado, e vim dar-vos conta desta descoberta que me entusiasmou.

11 comentários:

Ivone disse...

Oi Dilita, gostei da foto, sim, bem no alto dá para ver os pontinhos e imaginando como é lindo vê-los de perto!
Passarinhos alegram as nossas vidas!
Abraços amiga!

Mona Lisa disse...

Um autêntico "Baile dos passarinhos".

Deve ser a forma de conviverem e ao mesmo tempo alegram-nos.

Beijinhos.

Maria disse...

São esses apontamentos da vida em todas variantes que a fazem tão bela...!Os pássaros voando em bando têm uma particular beleza...!
Beijinhos Dilita e boa noite!
Maria

Nouredini.'. Heide Oliveira disse...

Me deixa feliz a sua capacidade de ser feliz com o simples e cotidiano.
Só as pessoas de boa alma conseguem enxergar beleza no veêm.
Beijos querida,.


Para fotografa-los tente aumentar zoom e colocar a máquina na posição de esportes - aquela que tem o bonequinho correndo. Outra opção é colocar para a maior resolução por exemplo A# ou cartaz e cortar depois.
Beijos.

Nouredini.'. Heide Oliveira disse...

tamanho A3

lenalima disse...

Pena taparem sua visão , mas de consolo pode ver e ouvir os passarinhos ...eu amo! bjss

dilita disse...

Obrigada Ivone pela visita.

Passarinhos, e flores, são maravilhas da Natureza.
Beijinho

dilita disse...

Olá Mona Lisa

Ainda hoje voltaram a bailar, e nas janelas encostadinhos lá estavam os outros a assistir.

Coisa mais engraçada...

Obrigada.
Beijnhos.

dilita disse...

Olá Maria

Parece uma coisa banal, mas não é.
São vidas de seres pequeninos que sentem e se manifestam. Oxalá eu soubésse entendê-las... não estudei para isso, mas aprendi desde cedo a admirá-las.

Obrigada pela visita.
Abraço.

dilita disse...

Olá Nouredini

Sim, com facilidade encontro em coisas simples, atractivos que me prendem e valorizo.

Quanto a dizer que eu tenho boa alma, não tenho muito a certeza...

Abração.

dilita disse...

Lena Lima

Bem vinda!

Nesta frente da casa instalaram o cimento, mas nas outras duas frentes, eu tenho o horisonte ao meu dispor. Só que eu queria também esta...
Saudações.