terça-feira, 4 de junho de 2013

No Benfica / Guimarães...

Não foi neste Domingo, mas sim no anterior, que reparei num facto que deve ter sido observado por centenas de pessoas no nosso País. Comentei no momento com o meu marido, e pensei logo que iria aqui falar do que me prendeu a atenção. Porém a preguicíte atacou-me e eu deixei, e posteriormente até pensei em calar-me ( já ficou para trás dizia a mim própria) mas como também sou resingôna, aqui estou a premir as teclas, para contar não uma história do passado mas para manifestar a minha estranhêza por atitudes acontecidas no presente. Pois foi naquele Domingo em o País quase parou por causa do futebol, e com alguma razão; era um momento alto, era o Benfica e o Guimarães, e jogava-se para a Taça de Portugal.
Até eu que "não sofro" com os resultados, acabei por me envolver e assistir ao jogo todo, pela Televisão.

Eu também gósto daquele aparato antes do jogo, a saída dos respectivos autocarros com os jogadores, a chegada ao estádio, as entrevistas que os jornalistas captam ali à entrada, com opiniões exageradamente confiantes dos adeptos, e por vezes sem nexo; e se no estádio se ouve o Hino Nacional eu não perco. De igual modo se no fim há entrega de medalhas e da Taça, eu quero ver. É a festa, a recompensa, há aplausos, alegria, é bonito, pelo menos essa é a minha opinião. E é aqui que surge o tal pormenor. Pormenor ??? esta palavra não me parece adequada... mas, adiante.

Num local especifico, estavam algumas individualidades convidadas e entre elas como é hábito neste ultimo jogo, estava o Presidente da Républica de Portugal de pé. Os jogadores dos dois clubes subiram até lá, para que lhes fôsse colocada a respectiva medalha, e aos vencedores também ser entregue a desejada Taça.
Manda a boa educação que os jogadores cumprimentem o Presidente da Républica, e alguns assim fizeram; mas a maioria passou pela sua frente, ignorando-o completamente. Eu digo sempre o mesmo: -"aquele homem" que estava ali de pé, é o chefe supremo da Nação, é o Presidente da Républica de Portugal. Em especial pelo cargo de que está investido, devemos-lhe respeito. Como cidadão até podemos censurá-lo, mas devemos proceder para com ele com educação. Não sermos nós mal educados, não nos fica bem.

É bem verdade que cada vez estamos mais pobres, já não é só a falta de dinheiro, são os valores morais, que desapareceram dos gostos dos portugueses. É chique ser mal educado, e de preferência em público.




Pobre Portugal, o que te espera?

Sem comentários: