sábado, 8 de junho de 2013

Tão lindos e tão amarguinhos

Entrei no "meu" supermercado e diriji-me ao lugar das frutas e legumes. Que agradável o perfume das frutas frescas onde subressaía o dos morangos, e que beleza de cores. Reparei que também havia alperces; trouxe outras frutas,mas como eram novidade decidi trazer. Escolhi dos mais coradinhos, e trouxe, poucos, para experimentar. Mas ao almoço quando já adivinhávamos o seu sabor, ficámos desiludidos, decerto eles tinham convivido de perto com o quiníno... amarguinhos a valer, impossíveis de comer. Mas deitar alimentos no lixo é pecado. Então, aqui nada se estraga, tudo se transforma. (a frase não é minha)
Abri-os ao meio e retirei os carocinhos.
Borrifei com aguardente de bagaço, e polvilhei generosamente com açúcar.
   
 
          Deixei repousar um tempinho, para que absorvessem o aroma da água ardente, e a  doçura
          do açúcar.- Depois juntei uma pitada de sal e coloquei ao lume,

                                    
                E deixei cosinhar durante uns quinze minutos aproximadamente...          
                              Retirei as metades de alperce um a um e coloquei em espera...
Deixei ao lume a calda a apurar mais um pouquinho, junto com a casca dos frutos que se tinha separado deles durante a fervura. Retirei do calor e deixei arrefecer. Com a varinha mágica tornei a calda cremosa, e espumosa, e espalhei-a sobre a fruta. Ficou uma delicia, acreditem.
Prometo repetir...

8 comentários:

Gell disse...

Querida tive muitos problemas , nem faça ideia de quantos mas estou sim de volta . teu Blog ta lindo como sempre ! Cada coisa mais legal que outra!!!abraços

Viviana disse...

Dilita!

Que boa ideia!
A mim aconteceu-me com pêssegos.
Eram tão ácidos e tão amargos...

Ainda por ali estão.
Mas deu-me uma boa sugestão...

Creio que já sei o que vou fazer.

Um beijo
Viviana

dilita disse...

Olá Gel!
Bem aparecida seja. Que todo o mal tenha parado, e o bem se instá-le em definitivo.
Beijinho.

dilita disse...

Bom dia amiga Viviana.
Grata pela visita.
" Vamos lá cosinhar os pêssegos..."
Abraço.

Unknown disse...

Infelizmente, acontece a toda a hora, principalmente com a fruta importada de origns onde as pessoas apenas comerem,,,com os olhos!
Prometo experimentar...
Zito Azevedo
(Arrozcatum.blogspot.com)

dilita disse...

Olá Sr. Azevedo!

Benvindo pela vez primeira.
Obrigada pela visita, e pelas palavras.
Volte sempre.
Dilita

Unknown disse...

Eu costumo dizer que o Senhor (Sr.) está no ceu...
Eu sou o Zito e, a senhora, será a Dilita...Isto, aqui no cosmos tem outras maneiras e a gente é menos convencinal - mas sempre no maior respeito - que é bom e a gente gosta...
Muita paz!
Zito

dilita disse...

Então, Olá Zito!
Concordo em absoluto.
Também me sinto bem em regressar aos tempos em que eu era a Dilita.
Voltar a ser, foi, e é salutar.
Muito bom dia!